Os nomes de domínio são uma grande parte da internet. Eles são a primeira coisa que as pessoas vêem quando visualizam um site. Ainda assim, há muitas pessoas não sabem o que é um nome de domínio e muito menos como funcionam. Entender o que são e como funcionam é o primeiro passo para escolher o nome de domínio perfeito para o seu próprio site. 

Simplificando, um nome de domínio é o nome atribuído a um site. Aqui estão alguns exemplos de que milhões de pessoas usam todos os dias: google.com, apple.com, wikipedia.org, facebook.com

Quando alguém quiser aceder um site basta digitar o nome de domínio desejado na barra de endereço do navegador e clicar em 'Ok' ou Enter no teclado. Fácil, não é? Mas, na verdade, há muito mais coisas para saber.

Cada site tem um endereço exclusivo na internet. Isso é chamado de um endereço IP (Internet Protocol) e que, basicamente, diz ao seu computador onde encontrar o servidor que aloja o site que deseja visitar. Por exemplo, o endereço IP da Produto Digital é 188.40.184.251. Se o digitar na barra de endereços do seu navegador e apertar enter, será encaminhado para uma página de serviço, que por sua vez irá encaminhá-lo para a nossa página habitual.

Estes endereços IP não são fáceis de lembrar e mais difíceis quando se considera o número de sites cuja maioria de nós usa diariamente. Para facilitar a vida contamos com os nomes de domínio no seu lugar.

Por exemplo, pense na sua casa. Há coordenadas de longitude e latitude específicas para a sua localização geográfica, certo? Se as pessoas usassem essas coordenadas para encontrá-lo, não seria fácil certamente porque os números são mais difíceis de lembrar. Por isso, temos os nomes das ruas e números curtos para tornar mais fácil encontrar lugares e pessoas.

Na internet é igual. Devido a ser praticamente impossível lembrar todos os números que compõem um endereço IP, usam-se nomes de domínio de modo a que todos nós possamos decorar o nome real dos sites pretendidos. O nome de domínio está, portanto, ligado ao endereço IP que aponta para o servidor que aloja o site desejado.

Esperemos que perceba agora o motivo os nomes de domínio são tão úteis e tão importantes. Quando seleccionae um nome de domínio para o seu site, certifique-se de escolher um que seja tão fácil quanto possível para os seus visitantes poderem decorar e usar.

Tente mantê-lo curto e descritivo fazendo-o original.

Considere todos os sufixos diferentes disponíveis (.com, .pt, .org, .net, .Uk, .es, .fr, it, us, etc...)

Lembre-se, o nome de domínio que escolher é a primeira coisa que os visitantes veêm. Será a sua morada na internet.