Mais de 10 milhões de empresas e sites têm actualmente o Google Analytics instalado, mas uma percentagem significativa de proprietários de sites não o usam. Outros não têm tempo para se debruçarem sobre os seus relatórios. Não ter tempo para aprender o Analytics é um grande erro, pois os dados encontrados vão ajudá-lo a medir o desempenho, melhorar rendimentos e alcançar os objectivos de negócio que pretende alcançar.

Se está sobrecarregado pelo grande volume de relatórios disponíveis ou simplesmente não sabe por onde começar, aqui estão três dos principais "hacks" que deve aprender para ajudar a compreender os dados disponíveis sua conta do Google Analytics.

1 - verifique a optimização móvel

Estratégias para smartphone ou telemóveis já não são opcionais. De acordo com a IDC Portugal, 50% dos portugueses possuem um smartphone e mais de um milhão possuem um tablet. A Google Analytics pode ajudar a medir o quão bem o seu site está a fazer para esses visitantes móveis. Se sabe que o telemóvel é uma prioridade, mas não tem idéia de como o seu site está a fazer ou para onde ir com a sua optimização, não há uma maneira rápida e fácil de aprender mais...

Dentro do painel Analytics, seleccione "Audience" a partir do menu de administração do lado esquerdo. Em seguida, escolha "Mobile." Depois clique em "Dispositivos". O relatório de comparação encontrado lá irá mostrar-lhe as estatísticas, como número de visitas, taxa, tempo no site e as páginas visitadas por tipo de dispositivo (por exemplo, Apple iPad, modelos específicos de smartphones da Samsung, etc.)

Google Analytics - Gestão Móvel

Para usar esses dados e avaliar rapidamente o desempenho móvel do seu site, olhe para duas coisas:

Compare a taxa de percentagem geral e a taxa de percentagem para dispositivo móvel. Se a percentagem móvel é significativamente superior, é hora de pensar sobre a optimização geral do site. Veja o seu site a partir de uma variedade de dispositivos móveis para começar a identificar problemas específicos e fale connosco sobre a implementação de um projecto responsivo.

Veja as percentagem por tipo de dispositivo específico. Esse nível graduado permite entender o desempenho do dispositivo individual. Se modelos específicos têm altas taxas de abandono, é hora de chegar às suas mãos o telefone ou tablet e testar o seu site. Os resultados podem dar-lhe um roteiro para futuras estratégias de desenvolvimento móvel.

A falta de uma estratégia móvel também pode ferir rankings nos motor de busca do seu site, tornando esta uma área importante para prestar atenção.

2 - conheça o tráfego comportamental dos seus principais segmentos

Cada visitante é uma potencial venda ou cliente. Mas o valor da vida de cada cliente é diferente. Uma vez que algumas formas de tráfego são mais caras - por exemplo, os custos iniciais de PPC (Pay Per Click) em relação a SEO (Search Engine Optimization) - é importante que entenda como os diferentes tipos de tráfego se convertem ao seu site. Pode obter relatórios muito detalhados de onde o tráfego do seu site vem e o que os visitantes fazem quando visitam o seu site, com o avançado recurso de segmentação de visitas "GA".

Para começar no painel do Google Analytics, clique em "Audience" no menu do lado esquerdo. Na barra de menu acima do gráfico que aparece, seleccione "Advanced Segments". Uma listagem aparecerá. Marque as caixas ao lado das seguintes opções:

  • "Paid Search Traffic - PPC (Pesquisa Paga para tráfego)" (se tiver isto activado no Google Analytics)
  • "Non-Paid Search Traffic (Pesquisa Não Paga para tráfego)"
  • "Direct Traffic (Tráfego Directo)"
  • "Referral Traffic (Tráfego de Referência)"
  • Em seguida, clique em "Apply (Aplicar)"

 

Google Analytics - Segmentos Avançados

Agora já é capaz de comparar as diferenças nas estatísticas-chave em todos os tipos de tráfego. Por exemplo, se as suas taxas de percentagem de PPC são elevadas, é tempo de rever as suas campanhas pagas e se as palavras-chave estão direccionadas para as páginas de destino correctas.

Não pare nas estatísticas básicas. Logo que a segmentação avançada esteja disponível, use-a para ver outros relatórios dentro do Analytics. As áreas para ver com mais detalhes são:

Estatísticas de comércio electrónico - Se vende produtos ou serviços no seu site, esta secção pode ajudá-lo a entender que fontes de referência estão a enviar a maioria dos compradores.

Objectivos - Definição de metas no Google Analytics, tais como a obtenção de uma página de download conclusa ou página de sign-up de agradecimento, ajuda a determinar o que é a conversão de tráfego em outras dimensões juntamente com as vendas.

Fonte de tráfego - O comportamento móvel é significativamente diferente do que os utilizadores com pc de secretária? Se os seus segmentos avançados revelam isso, esses resultados podem ter implicações para os seus planos de optimização móveis.

Qualquer conjunto de estatísticas são vitais para o seu negócio. Saber mais sobre os comportamentos individuais de diferentes tipos de visitantes pode ajudá-lo a optimizar melhor o seu site em vários níveis.

3 - Esclarecer "Calls To Action" com Google Analytics

As "Calls To Action" - chamadas para a ação (CTAs), são fundamentais para conversões. Elas vão dizer o que o seu visitante vai fazer a seguir. A forma mais comum de melhorar o seu CTAs é através de testes de dividir. Você oferece ao visitante até duas versões da mesma página, com uma diferença - por exemplo, uma chamada com botão vermelho e uma outra com botão azul - e descobra qual funciona melhor. Refinir as suas páginas desta forma é eficaz, mas poderá perder muito tempo.

O relatório do Google Analytics permite ver a percentagem de cliques para cada link numa página de destino. Também pode configurar o relatório para medir o desempenho objectivo específico. É um relatório altamente visual que sobrepõe os dados sobre o design do seu site. Assim, será capaz de responder rapidamente a perguntas como:

  • São as suas "Calls To Action" motivadoras para os seus visitantes?
  • Será que o seu layout conduz as pessoas a verem o seu conteúdo mais importante?
  • Ao nível de design, o seu site suporta seus objectivos de negócio?
  • Que itens de menu são mais clicados pelos visitantes?
  • Há algo no seu site - como comentários - a distrair os visitantes do conteúdo que realmente quer que eles vejam?

 

Google Analytics também permite testar o conceito de "Above The Fold". O termo refere-se à percentagem do seu site que os visitantes podem ver sem fazer 'scroll' ou descer a página. É um relatório muito valioso. Para descobrir exatamente o que os seus visitantes vêm, seleccione "Browser Size (Tamanho do Browser)" na barra de navegação no meio da página do relatório.

Google Analytics oferece centenas de ideias que podem ajudar a melhorar o desempenho do seu site e alavancar o seu negócio. Não tenha medo de explorar. Aproveite o tempo para aprender o básico do Analytics - ele vai ter um impacto directo e positivo no seu negócio.