Erros no site. Infelizmente, todos já viram estes erros. Ora está a navegar muito bem ou de repente vê uma página 404. E para piorar as coisas, normalmente não há razão ou motivo mas elas aparecem! Mas vamos tentar perceber as páginas de erro. Elas podem parecer sem mais nem menos, mas são realmente muito úteis se entender o que elas representam de verdade. Destacamos as duas páginas de erro mais comuns que os nossos clientes enfrentam. Veremos o que elas querem dizer e oferecer-lhe algumas dicas sobre como pode diagnosticá-las.

 

404: Página não encontrada

Isto significa basicamente que o recurso (link, imagem, postagem, arquivo, etc...) que está a tentar visualizar, clicar, inserir ou obter não está disponível. O servidor tentou encontrar o arquivo especificado e não conseguiu.

O que devo procurar?

Os URL diferenciam maiúsculas de minúsculas. Verifique se o URL está correcto e tente novamente.

Certifique-se o nome de domínio é inserido correctamente, incluindo todos os subdomínios e subpastas necessários. Um erro comum, é acrescentar à URL (por exemplo, incluindo "/ public_html"), ou não incluir o subdomínio próprio (por exemplo,  dominio.com / file.php  em ​​vez de sub.domain.com / file.php ).

Verifique se os arquivos são enviados para os diretórios correctos. Muitas vezes, os arquivos são enviados para o directório de raíz em vez do directório public_html, tornando-os inacessíveis na Internet. Pode verificar isso mesmo usando o seu cPanel -> Gerenciador de arquivos ou o seu programa de FTP preferido.

 

500: Internal Server Error

Um erro interno do servidor significa que o servidor tentou executar o seu pedido, mas algo aconteceu durante o processo. Felizmente, há registros que são arquivados e poderá consultar esses erros para verificar o problema. Basta ir ao cPanel -> Logs -> logs de erro. Pode percorrer as entradas manualmente, mas muitas vezes é mais fácil de pesquisar usando o endereço de IP listado na página de logs de erro para localizar informações pertinentes, ou aceder ao ficheiro de erros pelo FTP.

O que devo procurar?

Caracteres inválidos no arquivo .Htaccess. Este é um arquivo especial que permite ao utilizador controlar alguns aspectos do servidor Apache. O seu registro de erros vai dizer-lhe se há um problema e em qual linha ele existe.

Permissões inválidas são outra causa comum de erros 500. Trabalhamos para garantir que os nossos clientes tenham a maior segurança possível. Por isso às vezes podem existir determinados arquivos com permissões que não lhes permitem ser acedidos. Geralmente arquivos ou pastas com permissões definidas para "777", "666" ou qualquer combinação em que "escrever" as permissões para "grupo" ou "todos" irá resultar num 500 Internal Server Error como medida de segurança.

Verifique se não tem caracteres inválidos no seu index.html, index.php ou em scripts dependentes como o .Htaccess, pois os erros ocorrem se estes contenham códigos errados ou caracteres. Como a maioria dos sites são compostos de muitos arquivos, sugerimos referindo-se a seus logs de erro para o local exacto. Você também pode substituir um arquivo suspeitos. Com uma versão melhorada poderá corrigir o problema.

 

Agora já pode diagnosticar os seus próprios erros do site em apenas alguns minutos! 

Como sempre, se tiver alguma dúvida, entre em contacto com nosso Centro de Suporte 24 horas por dia, 7 dias por semana.