Se tem um site do seu negócio, pessoal, ou apenas por diversão, criar um blog de sucesso pode ser uma experiência extremamente gratificante. No entanto, muitas vezes o blog  termina pouco depois de começar. O motivo principal para isto acontecer? A falta de envolvimento do público.

Note que um componente chave para o blog de sucesso é identificar e atender a um público específico. Infelizmente, muitos "bloggers" iniciantes começam a tratar uma ampla gama de tópicos. Imaginam que se tiverem mais informações isso traduz-se em mais leitores. Na prática, isso não funciona. Um blog sem foco é como um mapa sem um destino, não é muito útil.

A fórmula para garantir leitores que voltem ao seu blog é identificar qual o público que você deseja alcançar, compreender esse público e criar conteúdo especializado virado para eles. E a melhor maneira de iniciar é identificar o seu "nicho". Isto significa simplesmente identificar o tema específico e estreito que servirá como principal foco do seu blog.

Vida facilitada

Ao definir o seu nicho no início, todas as outras decisões se tornam mais fáceis . Uma sólida compreensão do seu nicho ajuda a orientar a sua escolha de nome de domínio, o software que você usa para construir seu blog, o design visual ou tema que vai escolher para o seu site, e ainda os plugins que vai usar para aumentar a funcionalidade do seu blog.

Conhecendo o seu nicho torna mais fácil criar conteúdo regular para o seu blog. Em vez de perder imenso tempo com o que escrever (devido a uma lista infinita de temas), um nicho específico torna muito mais fácil de resolver o conteúdo de um post. Isso irá libertá-lo para passar mais tempo em decisões criativas, como a forma de escrever e porquê.

Concentrando-se num assunto especifico faz movimentar um blog mais facilmente. Talvez o seu blog possa não ser o destino de uma paragem obrigatória sobre todos os iPhone e Apps, mas pode ser capaz de estabelecer a credibilidade com aplicativos do iPhone que controlam máquinas de lavar roupa (por ex.).

No final de 2011, havia 181 milhões de blogs. É claro que um blog de ​​sucesso precisa de se destacar. Por isso, quando se concentrar num público específico será mais capaz de fazer isso. A solução está no nicho.