Com mais de 2,2 mil milhões de pessoas on-line, a internet revolucionou a forma como encontrar e partilhar informações. O mundo on-line movimenta-se a um ritmo muito rápido e não mostra sinais de desaceleração. Para as empresas, uma presença na web tornou-se uma parte fundamental do sucesso. 

Mas por que é uma presença na web é tão importante? Qual a importância do impacto de estar on-line?

Durante os anos 90, ninguém sabia ao certo se havia um lugar para as pequenas empresas on-line ou se elas poderiam aqui encontrar sucesso. O tempo vai passando e agora todo o mundo está ligado e interage com enorme facilidade. A Internet mudou completamente a maneira como vivemos e como podemos obter informações. Não é apenas agora a nossa principal fonte de informação, mas também revolucionou a forma como as empresas operam e se comunicam com os clientes.

Os websites e as aplicações on-line que as promovem são o ponto focal de toda a publicidade e marketing para todas as empresas, grandes ou pequenas. 

E porquê?

Porque as pessoas estão on-line. Se está à procura de um público alvo, mais clientes, ou pessoas para influenciar, a web é o lugar onde o seu negócio precisa estar. Com mais de 2,2 mil milhões de pessoas on-line em todo o mundo, não é nenhuma surpresa que as pequenas empresas com sites experimentam uma média de 39% maior de receita por ano do que aqueles sem sites, de acordo com o Small Business Administration.

Quando os consumidores não conseguem encontrar uma empresa on-line suspeitam da sua existência. Será que esta empresa realmente existe? Posso confiar neles? Eles estão tentar enganar-me? As pessoas estão mais cépticas do que nunca. Mesmo quando não compram on-line, pesquisam para decidir o que fazer. Na verdade, 58 por cento dos consumidores on-line globais disseram estar mais propensos a confiar numa empresa com com um site, contra aquelas que não têm (Nielsen Advertising Survey, 2012).

Quando você tem um bom site, oferece às pessoas uma real noção do seu negócio. Se vende um produto ou serviço, ou simplesmente fornece informações, é importante para o seu negócio para ter uma presença na web, a fim de estabelecer credibilidade.

Estar na web é uma óptima maneira de construir a sua marca. Um site permite marcar o seu negócio como nunca antes. Os websites dão-lhe liberdade ilimitada para determinar como a sua empresa olha para seus clientes. Os websites são flexíveis e podem crescer como o seu negócio permitindo que ele possa estar disponível 24 horas, todos os dias. 

O seu negócio ou marca, só por estarem na web, desenvolvem uma reputação forte para milhões de consumidores em todo o mundo. Os potenciais clientes serão capazes de pesquisar o seu negócio e encontrar boas opiniões sobre o produto ou serviço que você oferece. Na verdade, os consumidores dizem confiar em opiniões de outros consumidores on-line a partir de recomendações pessoais (Nielsen Advertising Survey, 2012). Pense no seu site como uma extensão da sua equipa de vendas.

Esta é a melhor maneira de interagir com potenciais clientes. 92 por cento dos consumidores de todo o mundo dizem confiar nas empresas on-line, acima de todas as outras formas de publicidade (Nielsen Advertising Survey, 2012).

Com um site activo, irá tornar-se mais fácil para os consumidores partilharem entre eles o seu negócio com um simples clique. Eles podem aceder instantaneamente a todas as suas informações disponíveis. E com as redes sociais como Twitter e Facebook, agora é ainda mais fácil para as pessoas a partilharem coisas que gostam ou recomendam. 

A Produto Digital poderá ajudá-lo nisto. Um site é a base para uma presença na web e é o primeiro passo para tornar o seu negócio bem sucedido.