As regras de Search Engine Optimization (SEO) estão sempre a mudar e as técnicas antigas rapidamente se tornam obsoletas com o desenvolvimento de novas tecnologias de pesquisa. Este é um ponto de evolução da Google com a actualização do seu algoritmo no Panda e Penguim (mais recentemente o Penguin 2.0). Essas mudanças de algoritmo visam apanhar spam, sites irrelevantes e sem conteúdo de valor.

A partilha frequente de conteúdo em para as redes sociais também fez mudar as regras de SEO. Gostos, tweets e partilhas, são os indicadores humanos de qualidade para motores de pesquisa. Sem dúvida, o conteúdo de alta qualidade e as redes sociais são as forças motrizes para a SEO em 2013.

Telemóvel com mais uso

O uso de internet por telemóvel aumentou significativamente nos últimos cinco anos e os especialistas esperam que essa tendência continue para os próximos tempos. Uma pesquisa realizada pela "Accenture" constatou que a maioria dos utilizadores da internet usaram um dispositivo móvel para em 2012, e um bom número a fazê-lo regularmente.

Os utilizadores da internet usam os seus dispositivos móveis para realizar uma variedade de tarefas, incluindo aceder ao seu banco, a meios de comunicação social, pesquisar produtos e fazer compras on-line. Aproveite esta nova vaga de tráfego móvel por optimizar o seu site para estes utilizadores que são uma grade fatia do mercado. Algumas formas de fazer isso incluem:

  • Ter um bom projecto para alavancar o seu site
  • Criar aplicativos móveis para atrair os consumidores
  • Optimizar as suas comunicações por e-mail para uso móvel

 

Redes Sociais

As redes social tornaram-se o meio mais popular para partilha de conteúdo interessante em toda a web. Se o seu conteúdo é partilhado através de sites de resdes sociais, significa claramente o aumento de tráfego e mais sinais sociais positivos para motores de pesquisa.

Para incentivar isso, deve ter o seu conteúdo facilmente partilhável para as redes sociais usando botões de partilha em todos os conteúdos importantes para si. Também deve criar as suas próprias contas em sites como o Twitter, Facebook, Google+ e LinkedIn e partilhar informação. 

Pesquisas Inteligentes

Os motores de busca estão a tornar-se mais inteligentes com o tempo e cada vez mais difícil de manipular. No passado, o proprietário de um site podia classificar-se a si próprio se introduzisse muitas palavras-chave no seu site. Mesmo que ele tivesse pouco valor subiria no ranking da Google pelo número de cliques e procura dessas palavras.

Hoje, em vez de usar o peso em palavras-chave, a Google premeia sites com conteúdo que os usuários partilham naturalmente em toda a web. O "Search Metrics Infographic" mencionado anteriormente também diz que, apesar de grandes marcas tenrem a falta de SEO na sua página, acabam por ser melhor classificadas devido à qualidade dos seus backlinks e as suas fortes partilhas nas redes sociais.

Claramente que o SEO on-page ainda influencia a sua classificação. Porém, certifique-se de que é um reflexo preciso do conteúdo do seu site e que é sustentado por bons backlinks e participação na rede social.

Usar Multimédia

Embora o texto desempenhe um papel importante no SEO, existindo uma abordagem multimédia nos seus conteúdos vai atrair mais visitantes. Diversifiquer o seu conteúdo com fotos, apresentações de slides, infográfias e vídeow para que os visitantes encontrarem motivos para partilhar. As imagens são especialmente importantes, pois os visitantes do site podem ou não assistir a vídeos, mas eles podem rapidamente decidir se devem ou não ler um artigo com base na imagem que vêm.

 

A internet está cheia de lixo e e Google está a ter um papel muito importante na organização e filtragem de conteúdos que devem ser valorizados.

Partilhe e deixe partilhae que verá o seu site melhorar no ranking da internet.

E é nisto que basicamente se está a resumir a SEO para os próximos tempos.