O cenário de uma pessoa a usar o smartphone ou telemóvel. Em todos os sítios isto se repete. Enquanto esperamos pelo autocarro, sentados no café, presos no trânsito, as pessoas estão cada vez mais na internet com os telemóveis ou tablets. Antes era muito mais frequente ver as pessoas com jornais e livros debaixo do braço, agora é a vez dos tablets e e-readers. Em vez do Walkman, temos música e vídeos transmitidos em grande qualidade.

Nos últimos anos, o mundo tem vivido uma revolução móvel. Cada vez mais pessoas acedem à internet através de dispositivos móveis e esta tendência só vai continuar a crescer. Dados da empresa de investigação "KCPB" revelam que o uso da Internet móvel já está em 13% do tráfego mundial. Recue no tempo apenas cinco anos, quando a internet móvel era composta por menos de um por cento do tráfego total. A internet móvel atingiu o mainstream, e não mostra sinais de acalmia.

Smartphone é estilo de vida

O aumento do uso da internet móvel nos últimos cinco anos pode ser atribuído à popularidade de dispositivos como os tablets, iPhone Android e mais recentemente Windows Phone. Velocidades de processador mais rápidas, melhores recursos gráficos e maior capacidade de armazenamento de dados tornam os dispositivos móveis de hoje perfeitos para aceder à web em movimento.

A Era das Apps

Apps - ou pequenas aplicações de software criados para dispositivos móveis - são provavelmente as responsáveis pelas diferenças entre as experiências móveis e desktop. Na verdade, pesquisas revelam que os utilizadores móveis gastam uns gritantes 82% do seu tempo com apps.

A frase "Há um aplicativo para isso...", tornou-se uma espécie de piada, mas não andará longe da verdade. Tanto que, a loja de aplicativos da Apple e do Google Play, têm mais de um milhão de aplicativos cada e programas que podem ser usados ​​para tudo, desde entretenimento,estilo de vida ou para promover uma marca.

O que os utilizadores móveis andam a fazer?

A melhor pergunta seria: "O que não andam a fazer?" Os utilizadores de internet móvel de hoje têm acesso a uma ampla variedade de produtos e serviços. Ou seja, podem fazer de tudo.

Compras Online

De acordo com um estudo recente realizado pela"Nielsen, XAD e Telmetrics", quase metade dos utilizadores de internet móvel entrevistados disseram que confiam nos seus dispositivos quando pesquisam por uma potencial compra e que 77% dos participantes vão depois à loja comprar.

Enquanto os utilizadores móveis na maioria das vezes fazem as suas compras na loja, 58% dos utilizadores de tablet ​​fazem as suas compras online. Os consumidores confiam bastante nos seus dispositivos móveis para tomar decisões de compra. Esta é um forte motivo pelo qual os sites que vendem produtos e serviços devem estar optimizados para acesso móvel.

Bancos

De acordo com o "Federal Reserve", "...as pessoas usam cada vez mais o telefone móvel para aceder à sua conta bancária, ou movimentar aplicações financeiras." Num estudo realizado pela agência no ano passado, 21% dos entrevistados disseram ter usado serviços bancários online num determinado momento nos doze meses anteriores à pesquisa. Outro dado importante revela que 11% dos inquiridos que não tinham usado o mobile banking antes disseram que provavelmente irão usá-lo no futuro.

Jogos

O criador do jogo Skillz, diz que existem mais de 100 milhões de pessoas que se divertem com jogos móveis. Sessenta e quatro por cento dos utilizadores fazem-no diariamente.

Na realidade, os utilizadores móveis passam mais tempo com jogos em tablets do que a ler revistas, ver vídeos ou ouvir música. Mais de 80% de todas as receitas móveis em 2012 foram geradas a partir de jogos, e esta receita está previsto chegar a 54 mil milhões de Dólares em 2015.

Notícias Actualizadas

De acordo com a "Newspaper Association of America", cerca de 34 milhões de adultos lêem notícias regularmente através de um dispositivo móvel. Este número cresceu em média 58% ao mês durante 2012. É importante notar também que as pessoas nas redes sociais, muitas vezes  sabem das últimas notícias mesmo antes de as verem na comunicação social.

Redes Sociais

A rede social Facebook ainda é a maior, com 1,1 mil milhões de utilizadores registados. 

Cerca de 751 milhões dessas pessoas acedem ao site via dispositivo móvel. O Twitter é o segundo mais movimentado com 288 milhões de utilizadores activos, e também a rede social mais rápida do mundo no momento. As redes sociais continuam a crescer com o uso da internet móve. Sem dúvida que é cada vez mais importante envolver os visitantes do seu site nestas redes.

E-mail

A "E-mail Analytics Litmus" revela que 44% dos utilizadores de e-mail acedem à sua caixa de entrada a partir de um dispositivo móvel. Além disso, é verdade que os e-mails das empresas são muito influentes em decisões de compra - perdendo apenas para recomendações de amigos. Estes factos só devem encorajar as empresas em querer continuar a usar o e-mail como política de publicidade de referência.

O Futuro

Tendo em consideração todas essas estatísticas, não há dúvida de que o uso da internet móvel vai continuar a crescer a um ritmo rápido. Segundo algumas fontes, o uso da internet móvel deverá ultrapassar o acesso à internet no trabalho já em 2014. Se já notou que em público, metade das pessoas à sua volta estão a olhar fixamente para os seus smartphones, então não é difícil de acreditar.

Se está à espera por dispositivos mais avançados para correr mainstream a grande velocidade, as notícias são boas. Espera-se que os dispositivos móveis portáteis, como óculos e relógios de pulso, em breve se tornarão comuns. 

Os números não mentem: o futuro parece brilhar para a internet móvel. Os desktops e laptops ainda são o meio mais utilizado para aceder à internet, mas as pessoas começam a confiar cada vez mais nos seus dispositivos móveis para se manterem ligadas ao mundo.