Desde há algum tempo que os webdesigners seguem uma tendência de simplicidade. Provavelmente a balança pesa menos na estética. Com a ênfase emergente sobre estratégia de conteúdo e interactividade do site, um design mais simples só faz mais sentido. A manutenção de um site de fácil utilização é uma das coisas mais importantes que pode fazer para o seu negócio. Coisas como navegação confusa, tempos de carregamento lento, e incompatibilidade dispositivo pode facilmente afastar o tráfego que você trabalhou duro para atrair.

No entanto, há aspectos de usabilidade que deve ter em conta para oferecer aos visitantes a melhor experiência possível.

Fácil Navegação

Magdelena Georgieva, realça no seu artigo  do "The Key Components of a User-Friendly Website Navigation (Os Componentes Chave de um site com fácil navegação)" publicado no Hubspot:"...A navegação é o que fica entre o utilizador e o seu objectivo e você não vai querer dificultar a vida de quem o visita. Para o utilizador tudo tem de estar fácil."

Conheça algumas orientações para ter uma boa navegação no seu site:

A navegação principal deve oferecer uma pequena selecção de páginas para visitar e utilizar termos claros como "Sobre Nós", "Blog", "Produtos" e "Home". Cada botão deve indicar claramente o caminho aos seus visitantes.

Tornar fácil regressar ao início de site a qualquer momento. É uma prática comum usar o logótipo da empresa no cabeçalho do site, com um link para a página inicial ou "Home".

O site deverá também indicar um rasto navegação. Por exemplo, destacar o botão que o utilizador acabou de clicar será uma maneira de os ajudar a saber onde estão no site.

Tempo de carregamento

Provavelmente saberá por experiência própria como é frustrante um site carregar muito lentamente. O utilizador médio está habituado a aceder às informações rapidamente, por isso não deixe que o seu site seja uma excepção. Limite o número de arquivos grandes nas suas páginas. Os gráficos complexos em Flash podem parecer espectaculares, mas pode levar o seu visitante a desistir, principalmente de estiver a navegar com uma internet mais lenta. Usar codificação válida como CSS, também é importante para a funcionalidade e a velocidade de um website.

Compatibilidade Móvel

Se o seu site não é compatível com dispositivos móveis, está na hora de tomar essa decisão. Hoje em dia o tráfego na internet móvel já é de 15% do tráfego global, onde há apenas dez anos era de menos de 1%. Muitos sites usam agora um design responsivo para serem compatíveis com todos os dispositivos móveis. Os sites reconhecem os dispositivos móveis do utilizador e ajustam-se automaticamente.

Legibilidade

A tipografia(fontes) é muito importante. Considere um aspecto simples, limpo e fontes legíveis para o conteúdo do seu site. O utilizador deverá ler o conteúdo a uma distância confortável do seu monitor. As fontes devem também contrastar bem com a cor de fundo para que seja bem legível. Fonte cinza escuro contra um fundo preto pode fazer sentido em sua cabeça, mas você vai ser melhor escolher uma combinação de cores que é mais fácil para os visitantes a ler. O conteúdo derá ter no seu corpo alguns destaques como chamadas de atenção com texto maior, imagens, gráficos, vídeos ou outros que prendam a atenção do visitante. 

Lembre-se de que estamos disponíveis para lhe poder ajudar sempre que tiver uma ideia nova e quiser aplicá-la ao seu site. Contacte-nos através do nosso Centro de Suporte.