Um site deve ir ao encontro de um utilizador médio para que facilmente encontre informações e realize tarefas rapidamente. Os Websites que são lentos ou que têm uma interface confusa são frustrantes e a maioria dos utilizadores de internet não têm paciência. Melhorar continuamente o seu site é importante para a manutenção de um fluxo constante de visitantes felizes. Se está céptico a respeito deste assunto, leia o artigo até ao final e veja que com pequenas coisas o seu site ganhará vida.

Melhorar a velocidade do website

Levar apenas mais alguns segundos a carregamento a página pode significar perder um visitante do seu site. É verdade que os widgets e os efeitos Javascript ou Flash podem fazer impressionar pela imagem do site mas, a velocidade supera a criatividade. Afinal, não quererá usar um site em que , na realidade, não pode interagir. 

Fazer o seu logótipo clicável

O logótipo no cabeçalho do site deve ser algo como um farol, algo que ajuda o utilizador a regressar sempre a casa. Se não for clicável, ele terá de procurar o botão "Home", clicá-lo várias vezes , digitar o endereço outra vez ou deixar o site por completo. As coisas simples criam uma grande ligação óbvia. As pessoas habituaram-se a este atalho útil, por isso não decepcione.

Simplificar páginas

Ninguém gosta de um site confuso. No início o layout pode estar limpo e simplificado, mas com o tempo ele começa a reunir imagens, animações e banners e depois fica um caos. Um estudo  realizado pelo Laboratório de Tecnologia Persuasiva da Universidade de Stanford, revela que os utilizadores da web consideram o design do site como um indicador de credibilidade. Sendo assim, como fazer com que achem o seu site credível? É tempo de retirar as fotos a mais, conteúdo obsoleto e os recursos que o site não precisa.

Usar as estatísticas do site

É importante usar as estatísticas de forma inteligente. Analise todos os dados para que possa usá-los a seu favor. Por exemplo repara nos tempos em que os visitantes estão em cada página. Se o tempo é mínimo e a informação que está lá é muita, pode significar que há excessos e os visitantes não estão com paciência para isso. Tente dividir a informação por várias páginas. A navegação irá tornar-se mais agradável. Se o site está a perder visitas de forma global, melhore o conteúdo. Adicione motivos de interesse e substitua informação por nova.

Ter atenção ao feedback

Os utilizadores são um recurso valioso para nos avisar dos problemas de usabilidade. Então, reveja os e-mails antigos e procure padrões entre eles. Existem características que as pessoas continuam a pedir? Os visitante não param de se queixar do mesmo problema? As pesquisas também são uma boa maneira de obter esse tipo de informação. Uma pesquisa bem trabalhada pode dizer mais sobre a usabilidade do seu site do que descobrir por si mesmo. Usar formulários de contacto acessíveis pode ser um recurso importante. 

 

Com isto você pode tirar outras ideias que podem melhorar a usabilidade do seu site. O importante é estar aberto à mudança e à melhoria. Não fique muito ligado a qualquer um dos aspectos do seu site. Se os visitantes estão felizes, então isso é tudo o que realmente importa.

A Produto Digital poderá ajudá-lo neste campo. Porque não nos contacta?