Quarenta por cento da população mundial tem acesso à internet. Por esse facto, uma presença na web é uma obrigação para qualquer empresa moderna. No entanto, usar o primeiro modelo disponível quando construir o seu site não é suficiente; é importante garantir que o seu site é uma representação precisa da sua marca. Quando a sua presença on-line corresponde a aparência da sua marca, sentindo a mensagem, os clientes são mais propensos a reconhecer e confiar na sua empresa como um todo.

Considere o esquema de cores

Quando você pensa na Coca-Cola, que cor imediatamente lhe vem à memória? É isso mesmo: vermelho. E "Coke Red" não é apenas vermelho, é um tom altamente específico (Pantone 484), que está registado no US Patent and Trademark Office.

As cores que você adopta para a sua presença off-line - seja nos seus logotipos, folhetos, escritórios ou seus fardamento - deve estender-se à sua presença na web. Usando as cores da sua marca é uma ótima maneira de garantir o look and feel do seu site para que seja consistente com a sua loja física ou organização.

Reconhecimento imediato com logos

Pense nas suas marcas preferidas. Se estivesse num país estrangeiro com uma língua que não fala, reconhecendo o logotipo da Nike ou Mercedes seria imediatamente colocá-lo à vontade fazendo sentir-se em casa.

Logotipos reconhecíveis e gráficos inteligentes podem reforçar a sua marca, porque eles fornecem um instantâneo visual rápido para reconhecimento imediato e máximo impacto. Logotipos profissionais servem para identificar de imediato, distinguir e comunicar a mensagem da sua marca, a fim de incentivar a confiança e lealdade. Se o seu logotipo atual está desatualizado, deve consultar um designer para refrescá-lo. Depois de ter o logotipo que você quer, use-o no seu site. Além disso, vincule o logotipo à homepage para tornar mais fácil a navegação dos visitantes.

Projetar um sentimento com as suas fontes

Deverá também manter as fontes consistentes para combinar com o look and feel da sua marca. Embora seja fácil negligenciar algo tão simples como tipografia utilizando as mesmas fontes, tanto o seu site como o material offline oferecem uma âncora visual para os visitantes. Este detalhe pode significar a diferença entre o pequeno e o grande branding. Por exemplo, se você tem um restaurante e os menus estão em Helvetica, use também esse tipo de letra para o menu online e outros conteúdos no seu site.

Uma ressalva rápida: se você criou em papel ações promocionais que utilizam fontes complexas, vai querer fazer a transição destes, ou apenas usá-las mas com moderação online. Fontes encaracoladas e excessivamente ornamentadas podem ser difíceis de ler em alguns ecrãs, o que pode afastar clientes. Considere o uso desse tipo de fontes apenas para posições ou citações curtas.

Um layout limpo

O design do seu site também deve coincidir com o seu negócio. Por exemplo, o escritório de um pediatra pode mostrar a sua parte dianteira do logotipo e do centro com a abundância de espaço em branco à volta dele. Um site bem pensado, por outro lado, pode ter mais texto pesado na primeira página, com informações de contacto e um ou dois artigos na barra lateral.

No entanto, quando projetar o layout do seu site, mantenha a aparência limpa e livre de desordem. Quando cada página tem muito texto, imagens e botões, o site tende a ser esmagador para o visitante ao ponto de não processar as informações correctamente. E quando um visitante está inundado com informações, ele é mais propenso a sair de um site.

Tudo sincronizado

Olhe para os itens promocionais que já usou offline. Os utilizadores vão esperar ver algo semelhante quando chegarem ao seu site. Se os seus materiais impressos são gramaticalmente perfeitos e altamente profissionais, mantenha essa imagem. A consistência é reconfortante para os clientes habituais mas também para os potenciais, uma vez que lhes permite confiar no seu negócio numa mensagem global e visionária.

Uma vez que você está confortável com a sua marca, ela deve ser refletida em todas as comunicações da empresa.

Tenha a certeza que é mobile-friendly

Como setenta e oito por cento das buscas móveis para as empresas locais, resultam numa compra, é imperativo que o seu site seja otimizado para telefones móveis ou tem o risco de perder clientes. Na verdade, a Google considera muito importante o uso deste meio para determinar a "page rank" nos resultados de pesquisa.

As primeiras impressões contam, especialmente as digitais. Neste mundo de períodos curtos de atenção e distração constante, as primeiras impressões vão fazer a diferença no seu negócio online. Ao fazer o seu site uma parte integrante e perfeita na apresentação para os clientes, você pode construir confiança e ganhar fãs que se vão tornar clientes fiéis da sua marca.