Quando regista ou atualiza um domínio personalizado, está a inscrever ou aalterar as suas configurações de DNS (Domain Name System). Essas mudanças podem levar entre 24 e 72 horas para começar a funcionar corretamente. Os provedores de domínio referem-se a esse período de espera como "tempo de propagação" ou ao tempo necessário para que as alterações sejam atualizadas em toda a web.

O tempo exato depende de muitos fatores e não é algo que a Produto Digital pode controlar ou acelerar. Se todos os dados de registo estão corretos e o seu domínio não está ativo imediatamente, ou se estiver ativo em alguns dispositivos, mas noutros não, as preocupações sao dispensáveis. A Internet é um espaço grande e pode demorar tempo para que todos os servidores acompanhem todas as mudanças. O melhor a fazer é esperar.

Saiba o que acontece durante esse período de espera

Quando digita um URL no seu navegador de internet, o seu computador localiza os registos de DNS do domínio de um diretório em servidores mantidos pela ICANN, o órgão governamental da Internet. É então dada um indicação ao seu navegador informando com qual servidor ele precisa de se comunicar para abrir o site.

Para acelerar isso, os ISP (provedores de serviços de Internet, como a empresa que lhe fornece o acesso à Internet), guardam em cache cópias dos seus registros de DNS. Isso torna a visualização mais rápida porque o ISP não precisa reler registos todas as vezes que alguém visita o seu site. Isso funciona de forma semelhante ao seu próprio cache do navegador, mas para centenas de milhares de pessoas ao mesmo tempo.

Os ISPs atualizam o seu cache todos os dias, detetando qualquer alteração de DNS. O seu URL novo ou atualizado não funcionará na Internet até que todos os ISP tenham passado por esta atualização de cache automático.

Da mesma forma, se você editar as configurações de DNS do seu domínio e essas alterações não são refletidas quando pesquisa por ele, é provável que veja uma resposta em cache. Quando essas atualizações em cache forem atualizadas, aí sim, verá as mudanças.

Enquanto espera

Pode sempre verificar o progresso do seu domínio pela Internet usando o Whatsmydns.net

Se o problema se prolonga após 72 horas, contacte-nos e analisaremos as configurações de DNS para garantir que tudo esteja configurado corretamente.