As empresas crescem ao longo do tempo e devem ter um website que possa escalar com elas. Haverá mais clientes, produtos, vendas e mais oportunidades em potencial para expandir o alcance dos negócios. Mas como pode preparar o seu negócio para crescer consigo online?

Para começar, pode preparar a sua empresa para momentos de crescimento, desenvolvendo um website equipado para crescer consigo, preparando-se para picos de tráfego e criando uma marca escalável.

Planear o crescimento da marca

Preparar o seu negócio pensando no futuro começa na marca . Uma marca é a percepção do seu cliente sobre a sua empresa com base numa mensagem, design e conteúdo. Se perceber o que isso significa para os seus clientes atuais, pode criar uma ligação significativa e duradoura.

Preparar o dia de amanhã significa que você sabe para onde vai, onde influenciar as mudanças que podem ou não ser feitas e quais os elementos consistentes que precisam de ser incorporados, não importando a direção do crescimento.

É importante aproveitar o seu nicho. Perceba onde estão as suas vantagens e habilidades competitivas.

A fluidez da marca implica deixar a sua mensagem de crescimento aos seus clientes mais relevante. As suas principais mensagens e anúncios podem ser as mesmas, mas a forma como entrega essa mensagem tem de ser muito bem pensada, para não prejudicar o sentido da mesma.

Certifique-se de manter a sua consistência em todos os lugares em que os clientes entram em contacto com sua empresa, desde a embalagem até ao site e tudo o resto.

Planear mudanças no website

Em vez de construir um website sem consideração, pense onde pode expandir os seus negócios. Considere se vai crescer em e-commerce, se a marca vai ser nacional ou mesmo expandir-se internacionalmente. Se pretende ter um blog ou outro tipo de recurso no website, convém criá-lo desde o início.

Pense no tipo de relacionamento que vai ter com o seu website:

  • Vai ser você a geri-lo?
  • Vai quer alguém para geri-lo?
  • Vai precisar de um website personalizado?
  • ...


Ao considerar os tipos de crescimento que pode experimentar no seu negócio, você estará a planear um investimento na plataforma do website corretamente, em vez de começar de uma forma e depois precisar de mudanças estruturais a curto ou médio prazo.

O seu website precisa de refletir a sua marca. Ao criá-lo ou alterá-lo, certifique-se de que ele espelha a sua personalidade e mensagem. Ao escolher uma plataforma com a qual pode crescer, está a garantir a sua consistência à medida que escala.

Ao definir um plano e a estrutura do website, está em vantagem para começar em breve. Por vezes até pode aproveitar descontos contratando um plano com grande antecedência.

Planear o tráfego do seu website

Embora às vezes possa haver tráfego inesperado no seu website, planeie com antecedência o tipo de tráfego que pode receber. A última coisa que vai quer é que o seu produto ou serviço seja notícia de televião, ou que tenha algum tipo de campanha publicitária muito impactante e o seu website bloquear quando o forem visitar.

Algumas maneiras de impedir que um website bloqueie devido a muito tráfego incluem:

  • Mudar para uma Virtual Private Server (VPS)
  • Se precisar de mais espaço, considere a hospedagem na nuvem
  • Largura de banda mais alta ou ilimitada com o alojamento

Note que mesmo assim há sempre picos de visitas. 

Métodos de acompanhamento de visitas

É importante saber que dados vai precisar acompanhar. Quer pelo motivo de vendas, clientes ou experiência online. Se você pensar neste recurso posteriormente, perderá o benefício da pesquisa inicial.

O acompanhamento e a estatística são uma parte importante dos processos da sua empresa, que o ajudam perceber o crescimento do negócio, quando e de onde ele está a vir. Usar o acompanhamento online com o Google Analytics, por exemplo, proporcionam uma visão mais perspicaz do que está acontecer com a sua empresa.