Longe vão os dias da procura de respostas em enciclopédias, que davam imenso trabalho. As respostas de hoje estão à distância do um computador, tablet ou smartphone mais próximo. Tudo porque os sites contêm toneladas de conhecimento e fazem de tudo para dar respostas precisas e necessárias.

Mas como isso tudo funciona? De onde os sites vêm? Se você sempre quis saber a resposta de como os sites funcionam, continue a ler.

Um site é basicamente composto por arquivos e códigos. Os arquivos são como aqueles que tem no seu computador de casa, com imagens do últimos aniversário ou os planos contabilisticos domésticos. O computador, age como a base onde é possível aceder aos sites. Escrito em linguagens como HTML, CSS, Javascript, php, etc... os código ordenam o computador para onde os arquivos têm de ir e o que eles fazem. Os arquivos são como peças de um quebra-cabeças e os códigos no computador como as instruções sobre como resolvê-los. Esses arquivos precisam de um lugar para serem armazenados. Assim como a música e as fotos no seu computador, eles ocupam espaço no disco rígido. Os sites são armazenados em computadores poderosos chamados servidores. E esses servidores têm um propósito: armazenar e distribuir dados. Muitas vezes, centenas desses servidores trabalham juntos, empilhados em torres, armazenando milhares de sites e informações.Ao construir um site, aluga-se espaço nesses servidores através de uma empresa de alojamento, como a Produto Digital. Após a escolha do espaço adequado, pode carregar textos, fotos, vídeos, e outros conteúdos, tornando possível para qualquer pessoa no mundo obter esses arquivos e ver o seu site.

Mas como é que as pessoas encontram os servidores em que os sites estão armazenados? 

Quando alguém visita um site costuma escrever um nome de domínio no navegador, certo? Bem, aqui está o que realmente acontece:

  • Cada endereço de um site (ou nome de domínio) é único e está vinculado ao endereço de IP do servidor em que ele (o site) reside. Os servidores têm todos os endereços IP, e estes são geridos e controlados através do Domain Name Server, ou DNS. Pense no DNS como uma agenda telefônica para computadores, revelando o endereço de IP real do servidor vinculado a um determinado nome de domínio. O seu computador pode então usar essas informações para encontrar o servidor correcto, recebendo os arquivos e códigos necessários para apresentar as informações no monitor.