O desempenho do site é um componente crucial para o sucesso on-line. Um site lento afecta negativamente transacções de comércio electrónico, recursos do servidor, baixa o  ranking SEO e frustra os visitantes. Muitas vezes, quando os clientes notam que o seu site parece ter abrandado ou necessita de mais alguns segundos para carregar, contactam o  nosso centro de suporte e perguntam qual a razão do servidor estar com um mau desempenho. Problemas de servidor podem contribuir para um site lento, mas raramente são a causa. Na maioria das vezes, o mau desempenho de um site tem muito a ver com o próprio site e como está configurado.

Felizmente, há uma série de coisas que você mesmo pode fazer para optimizar o seu site obtendo um melhor desempenho!

Como posso acelerar o meu site?

Pode ajudar se imaginar um site como se fosse um carro. Para maximizar o desempenho de um carro, por exemplo, de ter a inspecção feita, mecânica perfeitamente revista, serviços de manutenção em dia, etc. O mesmo acontece com os sites. Nós podemos oferecer-lhe os melhor hardware do mercado para o alojamento do seu site, mas o software subjacente a cada site requer toda a sua atenção e cuidados para garantir o máximo desempenho.

Aqui estão algumas dicas para manter o seu site sempre novo:

  • Desabilitar e remover aplicações desnecessárias ou não utilizadas. Isso pode incluir plugins supérfluos, antigos, falta de actualização de componentes e outros recursos extra que estão sem uso. Muitas vezes, estes elementos fazem obstruir o seu software de base e de modo a que esteja a ver tudo lento. A regra básica: se não estiver a usar, livre-se do que está a mais!
  • Faça upload de imagens num tamanho adequado para a web. As imagens são um dos maiores problemas no momento de carregar o site. Tente limitar a quantidade de imagens que tem no seu site. Quando faz uso de imagens, certifique-se que trata as imagens para as dimensões exactas e necessárias para o espaço que ocupa e não maior. Além disso, comprima as imagens, sempre que possível, sem estragar a qualidade. Existem inúmeros utilitários gratuitos on-line que fazem isso.
  • Instalar um plugin de cache. A cache é um processo pelo qual os arquivos estáticos do seu site passam para garantir rapidez na abertura. Quando os visitantes volta ao seu site, o conteúdo dinâmico (por exemplo, imagens) carrega mais rápido, porque o material estático já está lá, pronto e à espera para abrir. Se o seu site é um site WordPress ou Joomla recomendamos um plugin para a cache. 
  • Active o CloudFlare. Esta é uma ferramenta fantástica para o cache de todos os sites - especialmente aqueles que por uma razão ou outra, não podem utilizar um plugin de cache. CloudFlare mantém um cache de arquivos específicos do seu site e armazena essa informação em vários servidores de todo o mundo. Isto coloca eficazmente o seu site e visitantes mais próximos, tornando o carregamento mais rápido. Com a sua conta activa na Produto Digital, pode activar o CloudFlare para o seu site gratuitamente! Peça ajuda no processo através do nosso Centro de Suporte.

Estas são apenas algumas formas de acelerar rapidamente e facilmente o seu site. Poderá ainda analisar a forma como o seu site está configurado de base e se precisa de um layout pesado. Por vezes o website já é muito antigo e precisa de se modernizar.

Quando o seu site está a funcionar bem, os recursos do servidor poderão dedicar-se a servir melhor os seus visitantes com uma melhor performance, não perdendo tempo em resolver problemas de base do software. Certifique-se de manter o seu site limpo e estará a garantir mais visitas!

Se precisar de ajuda com qualquer um destes passos, pode sempre contactar o nosso Centro de Suporte. Se optou por um plano nosso com gestão incluída, este problema não se verifica pois nós tratamos de tudo internamente.