Existem mais de 4,5 mil milhões de utilizadores da internet em todo o mundo.

Com tantas pessoas a navegar na Web, não é surpresa que as empresas estejam mais ansiosas do que nunca para estabelecer e aumentar sua presença online também. No entanto, com o aumento da concorrência, apenas ter um site não é suficiente.

Para tornar a sua empresa visível on-line hoje, você precisa usar uma variedade de estratégias diferentes e estar visível em várias plataformas. Além disso, você precisa de ter um conhecimento profundo de quem é o seu público se quiser romper a confusão e criar mensagens significativas às quais as pessoas realmente respondem.

Para o ajudar a marcar 2020 como o ano em que os seus esforços online finalmente valem a pena, vamos analisar algumas das estratégias de marketing digital mais importantes que deve considerar.


Tire o máximo proveito do conteúdo do seu site

Todos conhecem o velho ditado de que o conteúdo é rei. Porém, a simples publicação de artigos no seu blog não será suficiente, pois sem promoção, é provável que ninguém os leia.

Claramente você deve usar o SEO para classificar os seus artigos por palavras-chave relevantes, mas isso pode levar meses e, com os mercados competitivos de hoje, você pode nunca alcançar o primeiro lugar no Google que obtém a maior parte do tráfego.

Se você deseja aproveitar ao máximo o tempo que investe na criação de conteúdo de alto valor, exclusivo e envolvente, coloque-o na frente do maior número possível de pessoas.

Por um lado, isso significa promover os seus artigos como loucos. Organize-os através de blogs e sites relevantes e tente compartilhá-los nos canais de redes sociais.

Também deve usar os seus próprios perfis nas redes sociais para obter um aumento adicional de tráfego e não deixe de criar títulos e descrições atraentes para atrair as pessoas a clicar.

Se realmente deseja aumentar os seus esforços de marketing de conteúdo, considere redirecionar seu conteúdo para outros formatos.

A maioria dos utilizadores deseja ver mais conteúdo de vídeo das marcas e empresas que eles acompanham. Portanto, se não deseja alienar grande parte do seu público, é melhor familiarizar-se e começar a criar vídeos.

Felizmente, se você já tem um ótimo artigo, isso será muito mais fácil, pois pode simplesmente usar as informações que já estão disponíveis e redimensioná-las para se adequar a um público mais amplo.

Se quiser uma abordagem simples, fique na frente da câmara do seu smartphone e fale sobre alguns dos pontos discutidos no artigo. O toque pessoal desses tipos de vídeos torna-os extremamente populares, e pode até conquistar públicos que nunca ouviram falar de si antes.

Outra ótima abordagem é a criação de um vídeo explicativo atraente, cheio de recursos visuais, gráficos e outros elementos interessantes. Esses tipos de vídeos não são apenas assistidos por públicos amplos, mas também muito fáceis de consumir, o que significa que as informações que compartilha têm as melhores hipóteses de causar impacto.

Para muitas empresas, pode ser benéfico contratar uma agência de relações públicas que possa ajudar a concentrar as mensagens, atrair as pessoas que são os melhores compradores em potencial e garantir que você obtenha o máximo de cobertura possível com os recursos disponíveis.


Utilize as redes sociais de maneira eficaz

A redes sociais são essenciais para qualquer empresa que queira ter sucesso online. Isso é algo que muitos empresários entendem, e é por isso que quase todas as empresas agora têm pelo menos uma página no Facebook, senão várias contas de redes sociais.

Mas, além de ser um enorme desperdício de tempo, o marketing social não produz outros resultados consistentes para uma percentagem significativa de empresas que estão a tentar aproveitar os seus benefícios.

Claro, você ouve como as redes sociais são cruciais para envolver o seu público, mas como isso se traduz exatamente em resultados reais e tangíveis?

O sucesso nas redes sociais resume-se a 1) ter um objetivo claro que você deseja alcançar e 2) montar um plano que tenha sido comprovado que funciona para outras pessoas.

Essas duas etapas relativamente simples permitem gerir expectativas, alocar os seus recursos com mais eficiência e mapear uma abordagem estruturada para medir o seu progresso.

Depois de saber quem deseja alcançar e quais são os seus objetivos, comece a analisar quais as plataformas de redes sociais que podem ajudá-lo a alcançar esses objetivos. Para a maioria das empresas, o Facebook sempre será uma parte essencial da equação, mas Instagram, Pinterest, LinkedIn, Twitter e até TikTok podem ser opções viáveis.

Ao criar conteúdo nas redes sociais, é crucial não apenas atender ao seu público, mas também combiná-lo com as expectativas do utilizador na plataforma em que trabalha.

Por exemplo, a criação de vídeos nas redes sociais pode diferir bastante, dependendo da plataforma em que deseja publicar, portanto, você deve analisar o que os outros fazem e garantir que o seu conteúdo corresponda às expectativas do público.

Deve avaliar cuidadosamente os seus resultados e tentar estabelecer uma voz e frequência consistentes das mensagens, para que o seu público se acostume à sua marca e se envolva ativamente com ela.

Use o marketing de influência

Embora as marcas ainda possam segmentar grupos mais amplos usando anúncios pagos, chegar a alguns grupos de pessoas está a tornar-se cada vez mais difícil, especialmente se for uma empresa menor e talvez não consiga ampliar algumas das soluções de publicidade paga disponíveis.

Felizmente, o marketing de influência é uma das maneiras mais eficazes de romper as barreiras que você pode estar a enfrentar e alcançar públicos que, de outra forma, nunca seriam expostos às suas mensagens.

Se puder encontrar um influenciador com um público que provavelmente se interessará no que você tem a oferecer, poderá chegar a um acordo para promover o seu produto, fornecendo prova social e autoridade instantâneas para alavancar o status do influenciador.

E a melhor parte é que o marketing de influência não é reservado para aqueles com orçamentos de marketing sem fundo. Existem inúmeros micro-influenciadores com menos de 100.000 seguidores, procurando ativamente parcerias com marcas menores que desejam aumentar sua presença na web.

Se você encontrar o influenciador certo e criar uma mensagem relevante, poderá lançar sua marca em novos patamares em questão de horas, mesmo que estivesse virtualmente invisível on-line algumas horas antes.