De plataformas de terceiros a páginas e grupos do Facebook, os utilizadores da Internet têm muitas opções para estabelecer uma presença online sem um domínio próprio. Mesmo que você esteja a iniciar um blog pessoal ou a construir um negócio, ter um nome de domínio próprio é uma jogada inteligente que o coloca no controle da sua marca e do conteúdo que cria na web.
Se já pensou: "Por que preciso de um nome de domínio?", vamos mostrar-lhe a importância deste assunto, o que é e por que precisa de ter um, se deseja iniciar um site de sucesso.

O que é um nome de domínio?


Um nome de domínio é um endereço on-line que oferece uma maneira fácil de aceder ao verdadeiro localizador on-line de um site: seu Protocolo de Internet (endereço IP). O endereço IP é uma sequência única de números e outros caracteres usados ​​na Internet para aceder a sites de qualquer dispositivo ou local. Mas é difícil lembrar e digitar corretamente o endereço IP, portanto, o nome do domínio representa-o com um formato baseado em palavras que é muito mais fácil para os utilizadores decorarem e associarem. Quando um utilizador digita um nome de domínio numa barra de pesquisa do navegador, este usa o endereço IP que representa para aceder ao site.

Os nomes de domínio consistem num nome exclusivo escolhido pelo utilizador e numa extensão, como .com, .net ou .org, que designa o domínio de nível superior do site. Se tiver um nome em mente, poderá verificar a disponibilidade do nome de domínio através de um dos muitos verificadores de nomes de domínio disponíveis e provedores de alojamento na web. Como cada nome de domínio deve ser exclusivo, você não pode usar um nome que já esteja a ser usado, mas com muitos novos TLDs disponíveis no momento, pode escolher entre várias combinações para obter o nome de domínio certo para o seu novo site. É até possível comprar um nome de domínio existente do seu proprietário atual ou de um mercado ou site de leilões de domínios que intermedie nomes indesejados ou não utilizados a preços variados.

Dependendo do nome escolhido, a compra e o registo de um nome de domínio podem custar apenas 10,00 Euros ou vários milhares para um nome já existente e bastante procurado. TLDs novos e incomuns como .me ou .bio também podem custar mais do que os familiares .com ou .net - mas essas extensões podem ser a opção perfeita para expressar sua marca. Depois de ter um nome exclusivo em mente, pode registá-lo diretamente ou através da empresa que escolheu para criar e alojar o seu novo site. Mesmo se ainda não tem um site, ainda pode reivindicar a propriedade do seu nome ideal e mantê-lo até que esteja pronto para configurá-lo.

Por que razão deve obter um nome de domínio?


O mundo on-line é rico em oportunidades para criar um negócio ou blog em sites de alojamento gratuitos ou pagos, ou mesmo em redes sociais. Páginas gratuitas do Facebook e plataformas de blogs como o BlogSpot ou o Medium permitem que os utilizadores reivindiquem um espaço para postar conteúdo e imagens de todos os tipos. Mercados on-line como Shopify e Etsy oferecem lojas para os empreendedores venderem produtos físicos e digitais. Sites como o Squarespace possibilitam que criativos como fotógrafos e designers configurem um portefólio on-line sem criar um site inteiro do zero.

Esses sites demonstram que é possível ter uma presença on-line sem possuir o seu próprio domínio. Mas se o seu objetivo é ser amplamente visível e criar autoridade para a sua marca, essas plataformas e redes sociais têm inconvenientes consideráveis ​​- problemas que podem ser evitados com a compra do seu próprio nome de domínio.

Um nome de domínio é único e pesquisável


Quando você se inscreve para obter espaço num site de alojamentos de sites de terceiros ou cria uma página ou conta nas plataformas de redes sociais, normalmente recebe um subdomínio no domínio do site de alojamento. Por outras palavras, o seu "endereço" seria algo como isto: hostsite.com/oseunome . Dependendo do site que está a postar o seu conteúdo, ele pode criar um endereço longo, pesado e altamente esquecível.

O seu próprio nome de domínio, especialmente com a extensão .com muito familiar, comunica claramente a sua identidade e propósito da maneira que os utilizadores provavelmente se lembrarão. Por isso, ao escolher o seu domínio, é uma boa ideia escolher algo que explique o seu objetivo diretamente no nome. Números e hífens tornam um domínio personalizado mais difícil de lembrar. Ao registar um domínio, escolha opções simples, diretas e criativas que possam ser lembradas por todos.

Um nome de domínio tem autoridade


Alojar o seu conteúdo em blogs ou plataformas de rees sociais de terceiros pode parecer pouco profissional e prejudicar os seus esforços para criar uma identidade comercial ou profissional. Como essas plataformas costumam ser usadas para blogs pessoais e outros tipos de partilha informal, pode ser mais difícil estabelecer o seu site como uma fonte confiável e autorizada no seu nicho. É festa forma que entra o registo do nome de domínio. O seu próprio nome de domínio pode permitir que clientes e potenciais clientes saibam que você é uma empresa legítima com planos de futuro.

Você controla o seu domínio


A publicação de conteúdo em páginas de terceiros pode ser arriscada. Um site de alojamento pode fechar e levar seu conteúdo e identidade online com ele. Alguns sites também reivindicam a propriedade de qualquer coisa publicada, para que seu conteúdo não possa ser movido para outra plataforma. Quando você possui o seu próprio nome de domínio, pode configurar o seu site com qualquer empresa de alojamento, em qualquer lugar do mundo. O conteúdo que coloca lá permanece para que o possa mudar para onde desejar.

A compra de direitos para um nome de domínio reserva o nome exclusivamente para o seu uso, desde que o continue a renovar. Alguns especialistas em Internet recomendam que todos registem o seu próprio nome como nome de domínio, juntamente com qualquer grafia variante. Da mesma forma, pode ser uma boa ideia registar não apenas o seu nome de domínio ideal, mas também outras variações que os utilizadores podem digitar na barra de pesquisa do navegador. Desta forma, pode garantir que a sua identidade online seja exclusivamente sua e que o seu site possa ser localizado de várias maneiras.

Um nome de domínio não é estritamente necessário para criar uma presença na web. No entanto, ter o seu próprio nome de domínio permite controlar sua identidade on-line e o conteúdo que publica - e um domínio próprio é essencial para criar confiança na sua marca ou empresa.

Na Produto Digital tratamos de todo o precesso de registo do seu dominio assim como da sua manutenção. Contacte-nos.